terça-feira, 7 de agosto de 2012

MIXCURIOSIDADE: Piratas de verdade, só no Caribe


     Nas Bahamas faz total sentido que os piratas do Caribe sejam tão famosos. Enquanto no Brasil os vendedores de DVDs e CDs piratas andam olhando para os lados, com medo de chegar a Polícia e tomar toda a sua fonte de renda, aqui em Nassau as tais mídias piratas são encontradas à venda nas locadoras.  Com a maior naturalidade e direito a recibo e tudo. Logo ao lado dos Estados Unidos – principais autores das produções a que estamos acostumados a “consumir” e, por isso, grandes interessados no alerta e combate ao crime da pirataria – a maior locadora de Nassau faz muita grana com o negócio, e não perde tempo com as atualidades do cinema. Logo que um filme é lancado, o “bootleg” – “perna de bota”, como é chamado em inglês – já é capaz de ser encontrado nas prateleiras por US$6. Eu, como muitos outros brasileiros residentes da ilha, fiz papel de boba da corte quando na primeira vez ao buscar entretenimento na loja, fiz várias perguntas idiotas como “quando entregar”, “se pegar três, leva um de graça” ou ter insistido em fornecer meus dados pessoais ou endereço quando o funcionário não parecia estar nem um pouco interessado. Um deles até chegou a me responder, em sua calma usual, que eu podia ficar com o filme o tempo que eu quisesse. Achei estranho, daí o mesmo completou “se quiser devolver, pode, mas não precisa”. Depois que “comprei” o filme que jurei estar alugando, saquei o lance do bootleg. Engraçado, não?! Pirata descolado assim, só no Caribe mesmo! :)

Um comentário: